quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Projeto de carnaval - Infantil/Fundamental - Adaptado

 

Projeto do Carnaval 

Objetivo Geral 

Levar o aluno perceber que o Carnaval é uma manifestação cultural mundial e que conhecendo sua origem e suas características ele poderá identificar músicas de carnaval, além de desenvolver atitude de respeito aos foliões.

Período do projeto: ________         O Feriado é de _______

Culminância do projeto:

·    Baile na escola: ______ (________-feira) - Infantil; 

·    Baile na escola: (________________-feira) - Fundamental.

Desperte o senso crítico dos alunos.

O carnaval é uma expressão histórica e uma manifestação cultural muito importantes para a história do Brasil. 

Faça um levantamento e traga questionamentos com e para os alunos numa abordagem sobre o valor cultural. Importante explicar o motivo de não se ter a festa esses 2 anos de pandemia. Lembrar que assim como a língua e os costumes variam de região essa festa também tem características específicas em cada região. (São, Paulo e Rio são escolas de Sampa, Pernambuco é o frevo e desfile de bonecos, Salvador festa de trio na rua, por exemplo.

A abordagem sobre a preparação da festa roupas, desfiles e detalhes de discurso das músicas no Rio e São Paulo podem ficar a encargo do fundamental I, já no infantil pode-se combinar um desfile dos bloquinhos da Moranguinho, os alunos podem se fantasiar para o desfile com marchinhas como culminância, mas até lá ver atividades de contato com esses elementos em cada seguimento/ano.  

Levante questões como:


  • Por que o carnaval brasileiro destacou-se no mundo todo?”
  • “Como ele surgiu?”
  • “Por que ele é comemorado até os dias de hoje?”
  • “Qual a importância da festividade para construção da nossa identidade cultural?”
  • Infantil:
  • Nessa festa o que levar? O que não levar?
  • Como se comportar em uma festa?
  • 1 ano - De onde veio essa festa?
  • 2 ano - Para que essa máscara?
  • 3 ano – Que lugar é esse?
  • 4 ano – Que carro de festa é esse? (tipos)
  • 5 ano – Quem limpa a sujeira após as festas? – abordagem voltada ao cuidado da natureza e consciência ambiental.

Não se esqueça de considerar a faixa-etária dos alunos, lembre que as atividades podem caminhar pelas diversas áreas do conhecimento e estimular a sociabilidade, a criatividade e o interesse pela cultura do país e que é possível desenvolver o lúdico e a reflexão sobre temas sociais e históricos.

Sugestões para desenvolvimento:

G2 – G5 :

Quando pensamos em carnaval, a primeira coisa que nos vem à cabeça é samba, certo? Mas você pode ir além e trabalhar com os alunos outros ritmos brasileiros tão carnavalescos quanto, como maracatu, afoxé, coco, frevo, etc.

Se possível, você pode levar alguns instrumentos para a sala de aula, mostrar a sonoridade de cada um e permitir a interação dos alunos com eles.

1 ao 5 ano:

As aulas de matemática podem ser usadas para formas e produções carnavalescas. Aproveite que este ano estaremos trabalhando a educação financeira, comece com o desenvolvimento cálculos de matemática e lista de materiais.  Calcule os gastos de uma festividade, meça as proporções dos carros alegóricos e mostre como os números são essenciais para a composição do samba enredo.

4 / 5 ano: Faça um questionário com problemas ambientados no carnaval. Como esses problemas podem ser resolvidos/evitados?

(desde insolação e desidratação até violência nas ruas)

G2 ao 5 ano : com a participação efetiva do professor Jaziel e Inaiara - Utilize material reciclável e construa os objetos do carnaval da escola. Você pode auxiliar os alunos a montarem fantasias ou fantoches carnavalescos, ou ainda construir instrumentos musicais com materiais reciclados.

A atividade desenvolve a consciência ambiental, habilidades manuais, criatividade e o senso musical, principalmente entre as crianças.

1-4 ano: Que tal fazer um “carnaverde”?

Os plásticos estão tomando os oceanos e, em pouco tempo, estarão em mais quantidade que os peixes. Enfrentar esta realidade necessita também de ações educacionais. Nesse sentido, carnaval e ecologia são temas muito interessantes para incluir nas aulas de ciências da natureza.

Incentive os alunos a debaterem e produzirem fantasias recicláveis. (nessa pegada falar do meio ambiente e aos novatos da escola de campo)

Veja a dica do bioglitter https://www.youtube.com/watch?v=1pt2mHb0aAg

 

5 ano : Você sabia que o primeiro bloco de carnaval foi criado por José de Alencar? Que Portinari pintou diversas telas sobre a festa? Que Manuel Bandeira tem uma coletânea intitulada Carnaval? Talvez isso seja uma novidade para seus alunos.

Mostre como os artistas expressavam seu amor pela festividade por meio de seus trabalhos.

Se sua escola tiver um projeto de leitura, trabalhe o carnaval durante o mês. Compartilhe textos e debata os pontos de vista da festa de acordo com cada autor.

Outra sugestão:

produza e exiba um curto documentário sobre a memória do carnaval local. Agende o lançamento especial do filme e prepare sua equipe de filmagem (os alunos). É a junção de folia e tecnologia na sala de aula.

O nome é complexo, mas a atividade pode ser feita com um celular. Confira o passo a passo:


  1. Apresente a proposta para a turma e divida grupos de 4 ou 5 pessoas
  2. Defina as fontes que darão entrevistas: avós, tios, moradores conhecidos da cidade, um grande nome do carnaval local…
  3. Monte o roteiro de perguntas
  4. Agende as entrevistas, cada grupo entrevistará uma ou duas pessoas
  5. Faça as gravações
  6. Junte o material e avalie as entrevistas
  7. Escolha as melhores partes e edite
  8. Finalize o filme

Obs: Outra dica é produção de um podcast com o tema.

A culminância pode ser com o desfile e com confetes, música instrumental tocando no dia. Foto na entrada e saída da escola. Vamos organizar o horário?

Já vão pensando na possibilidade da abordagem do dia da mulher podem dar o pontapé nesse projeto e pensar para o dia 8 Mulheres do samba, do axé e do frevo. As vozes femininas do Brasil. Quem são as cantoras nacionais (de Carmem Miranda, ver biografia antes, à Ivete Sangalo Este projeto de carnaval pode abrir a porta para o projeto do dia da mulher). Vão pensando.