Projeto do Carnaval
Objetivo Geral
Levar o aluno perceber que o Carnaval é uma
manifestação cultural mundial e que conhecendo sua origem e suas
características ele poderá identificar músicas de carnaval, além de desenvolver
atitude de respeito aos foliões.
Período do
projeto: ________ O Feriado é de _______
Culminância
do projeto:
·
Baile na escola: ______ (________-feira) - Infantil;
·
Baile na escola: (________________-feira) - Fundamental.
Desperte o senso crítico dos alunos.
O carnaval é uma expressão histórica e uma
manifestação cultural muito importantes para a história do Brasil.
Faça um levantamento e traga questionamentos com e para os alunos numa abordagem
sobre o valor cultural. Importante explicar o motivo de não se ter a festa
esses 2 anos de pandemia. Lembrar que assim como a língua e os costumes variam
de região essa festa também tem características específicas em cada região.
(São, Paulo e Rio são escolas de Sampa, Pernambuco é o frevo e desfile de
bonecos, Salvador festa de trio na rua, por exemplo.
A abordagem sobre a preparação da festa roupas,
desfiles e detalhes de discurso das músicas no Rio e São Paulo podem ficar a
encargo do fundamental I, já no infantil pode-se combinar um desfile dos
bloquinhos da Moranguinho, os alunos podem se fantasiar para o desfile com
marchinhas como culminância, mas até lá ver atividades de contato com esses
elementos em cada seguimento/ano.
Levante questões como:
- Por que
o carnaval brasileiro destacou-se no mundo todo?”
- “Como
ele surgiu?”
- “Por
que ele é comemorado até os dias de hoje?”
- “Qual a
importância da festividade para construção da nossa identidade cultural?”
- Infantil:
- Nessa
festa o que levar? O que não levar?
- Como se
comportar em uma festa?
- 1 ano -
De onde veio essa festa?
- 2 ano -
Para que essa máscara?
- 3 ano –
Que lugar é esse?
- 4 ano –
Que carro de festa é esse? (tipos)
- 5 ano –
Quem limpa a sujeira após as festas? – abordagem voltada ao cuidado da
natureza e consciência ambiental.
Não
se esqueça de considerar a faixa-etária dos alunos, lembre que as atividades
podem caminhar pelas diversas áreas do conhecimento e estimular a
sociabilidade, a criatividade e o interesse pela cultura do país e que é
possível desenvolver o lúdico e a reflexão sobre temas sociais e históricos.
Sugestões para
desenvolvimento:
G2 – G5 :
Quando pensamos
em carnaval, a primeira coisa que nos vem à cabeça é samba, certo? Mas você pode ir além e trabalhar com os alunos outros ritmos brasileiros tão
carnavalescos quanto, como maracatu, afoxé, coco, frevo, etc.
Se possível, você
pode levar alguns instrumentos para a sala de aula, mostrar a sonoridade de
cada um e permitir a interação dos alunos com eles.
1 ao 5 ano:
As aulas de
matemática podem ser usadas para formas e produções
carnavalescas. Aproveite que este ano estaremos trabalhando a educação
financeira, comece com o desenvolvimento cálculos de matemática e lista de
materiais. Calcule os gastos de uma festividade, meça as
proporções dos carros alegóricos e mostre como os números são essenciais para a
composição do samba enredo.
4 / 5 ano: Faça
um questionário com problemas ambientados no carnaval. Como esses problemas
podem ser resolvidos/evitados?
(desde insolação
e desidratação até violência nas ruas)
G2 ao 5 ano : com
a participação efetiva do professor Jaziel e Inaiara - Utilize material reciclável e construa os objetos do carnaval da
escola. Você pode auxiliar os alunos a montarem fantasias
ou fantoches carnavalescos, ou ainda construir instrumentos musicais com
materiais reciclados.
A atividade
desenvolve a consciência ambiental, habilidades manuais, criatividade e o senso
musical, principalmente entre as crianças.
1-4 ano: Que tal
fazer um “carnaverde”?
Os plásticos
estão tomando os oceanos e, em pouco tempo, estarão em mais quantidade que os
peixes. Enfrentar esta realidade necessita também de ações educacionais. Nesse
sentido, carnaval e ecologia são temas muito
interessantes para incluir nas aulas de ciências da natureza.
Incentive os
alunos a debaterem e produzirem fantasias recicláveis. (nessa pegada falar do
meio ambiente e aos novatos da escola de campo)
Veja a dica do
bioglitter https://www.youtube.com/watch?v=1pt2mHb0aAg
5 ano : Você
sabia que o primeiro bloco de carnaval foi criado por José de Alencar? Que
Portinari pintou diversas telas sobre a festa? Que Manuel Bandeira tem uma
coletânea intitulada Carnaval? Talvez isso seja uma novidade para seus alunos.
Mostre como os artistas
expressavam seu amor pela festividade por meio de seus trabalhos.
Se sua escola
tiver um projeto de leitura, trabalhe o
carnaval durante o mês. Compartilhe textos e debata os pontos de vista da festa
de acordo com cada autor.
Outra sugestão:
produza e exiba um curto
documentário sobre a memória do carnaval local. Agende o
lançamento especial do filme e prepare sua equipe de filmagem (os alunos). É a
junção de folia e tecnologia na sala de aula.
O nome é
complexo, mas a atividade pode ser feita com um celular. Confira o passo a
passo:
- Apresente a proposta para a turma e divida grupos de 4 ou 5 pessoas
- Defina as fontes que darão entrevistas: avós, tios, moradores
conhecidos da cidade, um grande nome do carnaval local…
- Monte o roteiro de perguntas
- Agende as entrevistas, cada grupo entrevistará uma ou duas pessoas
- Faça as gravações
- Junte o material e avalie as entrevistas
- Escolha as melhores partes e edite
- Finalize o filme
Obs: Outra dica é
a produção de um podcast com o tema.
A
culminância pode ser com o desfile e com confetes, música instrumental tocando
no dia. Foto na entrada e saída da escola. Vamos organizar o horário?
Já vão pensando
na possibilidade da abordagem do dia da mulher podem dar o pontapé nesse
projeto e pensar para o dia 8 Mulheres do samba, do axé e do frevo. As vozes
femininas do Brasil. Quem são as cantoras nacionais (de Carmem Miranda, ver
biografia antes, à Ivete Sangalo Este projeto de carnaval pode abrir a porta
para o projeto do dia da mulher). Vão pensando.