quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Dia internacional da mulher - Projeto Dia da Mulher - Educação infantil/ Fundamental (adaptado)

 

Projeto dia da mulher

Subtema : A mulher no mercado de trabalho

Objetivos:

§  Reconhecer o papel da mulher, como ser humano ativo, na sociedade;

§  Adquirir coordenação motora;

§  Perceber os materiais/objetos utilizados pela mulher;

§  Cantar com entusiasmo;

§  Obter noção de limite;

§  Respeitar os colegas;

§  Conhecer histórias onde as garotas sejam protagonistas e respeitadas por serem quem são.

Procedimentos:

§  Conversa com os alunos a respeito da importância da mulher nos dias atuais. Em seguida cada aluno receberá uma imagem de uma profissional mulher e deverá falar sobre a mesma profissão: quem eles conhecem que tem a mesma profissão.

§  Cartaz coletivo: os alunos colam gravuras/imagens de mulheres para enfeitar a sala de aula, podem imprimir um quadro para montarem um quebra-cabeças das professoras, ou com as fotos das mães em formato de ser recortado e ser montado em painel pelos corredores.

§  Possibilidade 2:  Quebra-cabeça: os alunos divididos em quatro grupos receberão imagens de mulheres (imagens divididas) para montar coletivamente. Em seguida, haverá uma exposição interna entre os alunos da sala para observarem; cada aluno pode trazer uma foto da mãe com a profissão que ocupa ou a professora sondar as profissões das mães antes e trazer imagens das mesmas profissões de cada.

 

Treinar canções com os menores:

 

Conversa: Os alunos receberão imagens de objetos usados pelas mulheres diferentes e por mulheres atípicas (batom, esmaltes, perfumes, são coisas do mundo feminino comum, mas e as que não usam? Onde se encaixam? Um tenis de corrida, uma chuteira feminina, uma colher de pedreira, existem estes tipos de mulheres também...). Ao final espera-se que os mesmos concluam serem objetos de diferentes mulheres. Os alunos poderão confeccionar um cartaz coletivo sobre os objetos femininos relacionados às mulheres que eles conhecem.

 

Atividade motora: os alunos receberão uma flor (que pode ser impressa) com vários orifícios. Os mesmos deverão passar uma corda dentro do orifício até chegar ao fim. Pintura com as mãos, pintura em atividade xerografada. Retrato recorte “As várias Marias”

 

Brincadeiras: Bola no cesto – Os alunos amassarão uma folha de jornal e deverão ficar e fila. Ao sinal cada aluno tenta jogar a bola dentro da cesta e direciona-se ao fim da fila.

 

História infantil: Cinderela

(para retratar a maneira como certas mulheres da época viviam. Pensar nas frases quem elas poderiam ser, que profissões gostariam de ter ou que cargos ocupar, quais sonhos sonhar, mostrando as possibilidades de se avançar na questão profissional além do trabalho do lar, exaltar personalidades indígenas, pretas no meio das outras que c=ocupam cargos de destaque como parte da inclusão, escritoras, médicas, atrizes, repórteres, etc.

História infantil: A Bela Adormecida (retratando ao sofrimento da mulher e posteriormente, a sua felicidade).

Fundamental 1 4 e 5 ano: a importância de Maria da Penha

Abordagens : Quem é esta mulher? Que profissão tem?

 

Avaliação:

§  Será considerado satisfatório se houver a participação dos alunos nas atividades propostas.

Discutir e debater percebendo se eles entendem que a mulher pode ser o que ela quiser.

Para o infantil:

 

§  Apresentar várias figuras de mulheres para as crianças;

§  Montar um cantinho com vários objetos utilizados pela mulher (pedir a colaboração das mães).

§  Pintura com cola colorida um desenho em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

§  Preparar os cartazes para a exposição das atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Atividades manuais de pintura, colagem e recorte, etc

Atividade de fechamento:

§  Finalizar a atividade propondo uma exposição das atividades realizadas pelas crianças e entrega de uma mensagem para as mulheres no seu dia.

 

Exemplos de mulheres no mercado de trabalho(pesquisem nomes e imagens(podem começar pelas ferramentas para eles adivinharem primeiro a profissão.):

 

Natalia Pasternak Taschner (São Paulo5 de maio de 1976) é uma bióloga e divulgadora científica brasileira. É a fundadora e primeira presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC) e a primeira brasileira a integrar o Comitê para a Investigação Cética.[1][2][3]

Pasternak foi diretora da versão brasileira do festival de ciências Pint of Science, fundadora da iniciativa Cientistas Explicam e fundadora do blog de divulgação científica Café na Bancada.[4][5] Também é editora da primeira revista brasileira sobre pensamento crítico, a Revista Questão de Ciência, publicada pelo IQC.[6]

 

Shirley Krenak - Pertence ao povo indígena Krenak do leste de Minas Gerais, Brasil. Formada em Jornalismo, publicidade e propaganda, atua na defesa dos direitos indígenas e dos rios sagrados contra a mineração. É escritora indígena, com livros publicados: “A onça protetora” e “Cartilha Krenak”. É coordenadora pedagógica de cursos de extensão voltada para a história indígena do Brasil, desenvolvido em parceria com Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. Desenvolve trabalhos terapêuticos ancestrais voltados para a cura e para o despertar do ser humano. É professora atuado em parceria com escolas públicas e privadas da região, assim como as universidades e Centro Sócioeducativos. Atualmente está coordenando a construção do “Instituto Shirley Djukurnã Krenak”.

 

Djamila

Djamila Taís Ribeiro dos Santos é uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. É pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Tornou-se conhecida no país por seu ativismo na Internet, atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

 

Celina Turchi,

especialista em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco, liderou a pesquisa que descobriu a relação entre a microcefalia e o vírus da zika.

 

 

Márcia Molina

Mestre em Língua Portuguesa, pela PUCSP, doutora em Linguística, pela USP, pós-doutora em Língua Portuguesa, pela PUCSP e hoje faço um segundo pós-doutorado, na USP. em Literatura Brasileira. Tem alguns livros publicados, dois deles em parceria com a Profa. Dra. Leonor Lopes Fávero, uma das pesquisadoras responsáveis pela introdução da Linguística Textual no Brasil. São inúmeros os artigos escritos ao longo de sua carreira, de âmbito nacional e internacional e muitos também os anos de exercício no magistério superior.

 

Maria Júlia dos Santos Coutinho Moura, conhecida como Maju Coutinho , é uma jornalista, apresentadora, comentarista, radialista e repórter brasileira. Desde 21 de novembro de 2021, é apresentadora do Fantástico.

 

 

 

Data de aplicação  ________________ até _________________

Conclusão: Pintura em folha de ofício com a profissão da mãe como atividade no dia 08/03 para elas.

Flores em papel de forma manual pintadas

Poesia sobre a mulher

Pintura com as mãos

Outras possibilidades e sugestões: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________