"Gostamos mais daquilo com que estamos acostumados" é uma das frases do último capítulo intitulado "A diversidade como riqueza", do livro "Somos todos diferentes! Convivendo com a diversidade do mundo", da autora Maria Helena Pires Martins, um dos livros da série Aprendendo a COM-VIVER, da editora Moderna.
O livro fala de certa forma da diversidade cultural, musical, biológica, etnológica/racial e até da língua, dentre outras análises e comparações, aproximando o mundo atual e suas complexidades ou diferenças numa linguagem acessível ao público infanto-juvenil, mas é indicado do 6° ao 9° Ano do EF2 e do 1° ao 3° Ano do EM.
Apesar de discordar da autora em apenas um capítulo aonde ela generaliza que os evangélicos não veem televisão e não frequentam cinemas ou festas e que todos os católicos fazem jejum, todas as sextas-feiras da Quaresma*¹, gostaria de indicar a leitura do livro e não só deste livro da autora mas do outro, da mesma série cujo título e tema são: "Eu e os outros - As regras de convivência", também da Editora Moderna. É uma boa pedida para trabalhos interdisciplinares e transversais no ambiente escolar.
Gostaria de citar alguns dos trechos interessantes do último capítulo do "Somos todos diferentes!" :
"O importante é compreender que a diversidade existente no mundo é uma riqueza..."
"...nossa compreensão do mundo se amplia..."
"O respeito mutuo é a chave da vida em sociedade: respeito pela natureza, por todos os seres humanos, pelas diferentes culturas como expressão de experiências de vida e de necessidades diversas."
E encerro com a fase:
"Conhecer uma outra cultura é quase como tornar-se criança outra vez: é enxergar a realidade por outros olhos. Exige de nós o esforço de nos colocarmos dentro de um outro sistema de valores, de usos e costumes para tentar compreendê-lo em sua lógica interna"
*¹ Capítulo: Cultura ou Culturas, página 26