terça-feira, 2 de julho de 2013

A série Glee...


Pessoas diferentes, algumas com sonhos parecidos outras com sonhos que divergem e indivíduos que se encontram na música o que é um diferencial na vida de qualquer ser humano. Sabemos que a música move sonhos, ideias e ideais, traz recordações, provoca e evoca emoções e muitas vezes motiva a viver ou as pessoas a irem em busca de um objetivo, e, acho que é essa a base estrutural(pelo menos soa como propósito inicial na primeira temporada no que se refere à oferta de "entretenimento" trazida através do GLEE). 
Fui apresentado à série por meu irmão mais velho, na época em que eu fazia um curso de Libras e o vídeo mostrava a inclusão dos surdos numa canção através da dactilologia americana e meu irmão, que já estava assistindo há um tempo, lembrou disso e sugestionou que eu iria gostar da série musical, gostei, gostei do clipe e da interpretação da música "Imagine" do Lennon*.
É uma série que pessoalmente acredito ter começado com a ideia de minissérie aonde foram se misturando músicas, um pouco de drama, um humor irreverente e inteligente e onde a crítica social muitas vezes exerce bem o seu papel, já que os próprios personagens são criticados nos levando a uma reflexão constante sobre a vida, as decisões pertinentes a ela, sobre o amor ao próximo e a diferença entre o amor próprio e o egocentrismo. Talvez por esses fatores, além da abordagem de respeito e inclusão de diversas formas, que a série está entrando em uma nova temporada e apesar de observar que em alguns momentos nas novas temporadas houve um certo exagero, tendendo mais para um lado específico o que talvez diferisse da proposta inicial(mas parece coisa de um ou outro episódio) sendo realista, às vezes as músicas selecionadas também não foram tão bem aproveitadas, mas vale à pena conferir esta grande homenagem à música americana. E é como escritor e amante da boa música que não posso deixar de observar, admirar e elogiar a forma inteligente e até estratégica que a série foi e é escrita. Quem escreve, quem gosta de músicas de qualidade, quem lida com jovens e teve algum contato com a série(ou pelo menos a primeira temporada), sem o preconceito, com certeza conseguiu tirar lições nas histórias ali apresentadas e pode concordar com o que digo.  São histórias que envolvem todos: humanos de diferentes localidades, status, raças e religiões num elenco dotado de talento musical. Elenco esse, escolhido pelo escritor Ryan Murphy, reunindo em grande  parte atores que não tinham experiência no ramo, o que fez muitos, não acreditarem na capacidade da série. Mas a série conta com um grande número de personagens e de participações especiais tornando mais ricos os episódios a cada temporada. Vamos ver até quantas temporadas mais se manterá com uma audiência boa este seriado e se a qualidade das músicas e do texto sofrerão muitas alterações...

Episódio final: 9 de maio de 2013

==================================+=========================