“Nunca será demais acentuar a importância da educação ministrada à criança em seus primeiros anos. As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm mais que ver com a formação do seu caráter que tudo que ela aprenda em anos posteriores.”
“A obra dos pais deve começar com a criança, na infância, para que esta possa receber o cunho certo de caráter.”
“De um lado, muita informação inútil pode ser adquirida; de outro, conhecimento muito sólido e valioso. A força do intelecto, o saber substancial são riquezas...”
“Pelos pensamentos e sentimentos alimentados nos primeiros anos, cada jovem determina a história de sua vida.”
(Fonte: EGW, Orientação da Criança, Capítulo 36, página 133.)
O ensino infantil é a etapa mais importante da educação e acompanha a construção da base de conhecimento, da autonomia e dos valores na interação social. A didática envolve atividades lúdicas que trabalham o desenvolvimento completo da criança entre aspectos cognitivos, motores, emocionais, sociais e culturais.
O que Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988?
De
forma resumida:
A educação é um direito de todos;
A educação é dever do Estado;
A educação é dever da família;
A educação deve ser fomentada pela sociedade.
Dos
objetivos
gerais da educação podem
ser
também deduzidos:
O pleno desenvolvimento da pessoa;
O preparo da pessoa para o exercício da cidadania;
A qualificação da pessoa para o trabalho.
E a lei 9.394?
Então conclui-se que...
Pais, professores, família e sociedade estão interligados no processo de educação.
E a BNCC? Para que serve?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, apresenta uma organização dos objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento da Educação Infantil. Foi criada para orientar a Educação no Brasil, definindo o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos têm direito na Educação Básica.