sábado, 11 de julho de 2020

Pedras

Quando eu era pequeno assistia aos filmes de Indiana Jones e tinha o sonho de ser um arqueólogo. Não virei arqueólogo, claro, mas a paixão pela história, pelo Egito e por pedras surgiram tanto pelos filmes de aventuras em busca do tesouro, quanto após algumas leituras nas enciclopédias que tínhamos em casa. Uma coisa que sempre gostei de visitar nas viagens: Museu, em especial aqueles com achados históricos e arqueológicos. No museu geológico da Bahia há essa pedra e outras que diferente dessa são mais ou menos preciosas, mas como já sabemos pedras nem sempre são preciosas, algumas são apenas bonitas, nos chamam a atenção pelo brilho que emanam ainda que vazias de valor mercadológico, não deixam de apresentar um certo brilho atraente. O que faz uma pedra ter valor mais valor que outra? Já se perguntou isso?
O que torna um mineral valioso são duas características praticamente a beleza e a raridade. As gemas além de pedras preciosas podem ser substâncias orgânicas, mas as mais valiosas são as gemas naturais. Há a questão da abundância ou escassez dependendo da região o que faz com que determinado tipo seja mais caro ou barato naquela região.
O diamante 💎 considerado a mais importante das gemas tem seu valor influenciado em especial por ser produzido e vendido por basicamente uma empresa. Há ainda quatro detalhes que fazem aumentar o valor de uma pedra preciosa: tamanho, cor, pureza e lapidação, mas não se pode valorar uma gema apenas pelo valor que o mercado lhe dá. Valores mudam. As minhas preferidas são os rubis, as safiras, as turmalinas, esmeraldas e claro os diamantes. Cada pedra tem seu valor umas mais outras menos e os critérios de avaliar são muitos. Que tipo de pedra você gosta ou acha bonita? Por quê? Qual delas tem mais valor para você? Por quê? E se as pessoas fossem pedras? Pelo que você lhes atribuiria valor?