quinta-feira, 25 de junho de 2020

O comprometimento é a base de qualquer invenção!

A cena "recortada" representa um episódio do Livro de Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão. O ato criativo é inerente ao ser humano, talvez para os que creem justamente que fomos feitos à sua imagem e semelhança, como se encontra no registro bíblico em Gênesis 1:27, isso ganha uma dimensão muito maior tanto com a essência da nossa origem quanto com o fato de sermos criaturas e seres por consequência natural também criativos, já que teríamos dentro de nós esse "DNA". Já vi estudiosos da Bíblia ilustrando que Adão fora feito à imagem e semelhança de Deus e que nós teríamos sido feitos à imagem e semelhança de Adão, o que de forma nenhuma tiraria também o mérito de termos embutido em nós a chamada criatividade. O fato é que mesmo que você não creia no criacionismo ou não creia que tenhamos essa centelha criativa(divina ou não) dentro de nós, temos que admitir que o ser humano é um ser com possibilidades criativas natas e capaz de inventar ou reinventar algo, ou de recriar.
Em 21 de outubro de 1879, Thomas Edson "criou a luz", engraçado usar essa expressão, não é? Ele conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica por meio de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia. Em que Thomas teria pensado para tal feito? Talvez no "Haja luz e houve luz" (Gênesis 1:3). Contudo se a invenção é considerada o ato de criar algo novo muitas vezes ela pode ser confundida com descoberta, no sentido de algo que surgiu inesperadamente, mas a invenção pode realmente ser considerada uma descoberta se ela antes não tinha uma eficácia comprovada e foi então "descoberta" a sua funcionalidade.
Um outro ponto sobre o ato criativo é que o criador procura achar coisas boas na sua obra e atribuir-lhe uma  funcionalidade, ele observa o que cria com um olhar de satisfação e prazer e isso ocorre também no relato de Gênesis quando diz que Deus viu que "a luz era boa"(Gên.1:4). Uma coisa que podemos não notar é que nos versos anteriores do relato bíblico a Terra é relatada como sendo sem forma e vazia e nos é dito ainda que a escuridão pairava ali, até vir o ato criativo e o chamado fazer acontecer. 
Como criatura com capacidade criativa, é aqui aonde quero chegar, o que você o que tem criado ou inventado? Talvez O Criador já tivesse desistido de criar o homem, sua maior obra, mesmo assim o criou, com todas as falhas e acertos dessa humanidade criada, desse invento. Talvez Deus tenha visto possibilidades que ninguém jamais poderia enxergar. Imagine também como Ele lidaria com ao fato de saber que poderia criar e desistir sem nem ter tentado, frustrante, não? Não somos deuses, nem vivemos num mundo perfeito de possibilidades, mas somos dotados da capacidade criativa, seja ela vista pela concepção cristã monoteísta ou não. Ninguém é desprovido de ideias. 
Você tem ideias? Que tal tirá-las do papel? Tudo começa na mente! Invente e tente, mas comprometa-se com a sua criação.
"A invenção estava até agora em minha mente e iniciei imediatamente um experimento para verificar praticamente." (James Watt)
Criemos!
 
*A obra original "A Criação de Adão" é um fresco de 280cm x 570cm, pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, e fica no teto da Capela Sistina, em Roma. 
*James Watt foi um matemático e engenheiro britânico. Construiu instrumentos científicos, destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, e que foram um passo fundamental para a Revolução Industrial.