segunda-feira, 29 de maio de 2017

A Branca de Neve e a rainha má



Branca de Neve
(Emílio Mascarenhas)

 








Há muito tempo atrás num reino muito distante
Branca de neve nasceu após um fato aterrorizante
Sua mãe ao dar-lhe a luz morrera
Seu pai, por tristeza, uma nova mulher, então conhecera
Uma madrasta má Branca de Neve ganhou.
Uma terrível feiticeira que a seu marido matou.

Branca de neve ficara totalmente desprotegida
Sem pai, nem mãe, com quem mais poder contar?
Dependeria da sorte para não desanimar?
E no castelo o que fará quando a idade chegar?
E chegará?

Além de má, sua madrasta era feiticeira
Queria dominar tudo e ter beleza extrema
Não cansava de no espelho se admirar
Vez ou outra sozinha começava a falar:

- Espelho, espelho meu...
Diga se no reino há mulher mais bela do que eu?
Como Branca de Neve era criança – Nâo! - O espelho respondeu.

Contudo o tempo passou,
A maldade da rainha aumentou
E novamente ao espelho novamente ela perguntou:
- Espelho, espelho meu...
Diga se no reino há alguém mais bela e poderosa do que eu?

Não tão poderosa ainda, mas mais bela eu sei que há.
É a Branca de Neve, que um dia aqui reinará.

Maldição, caçador, venha cá!
Tragas o coração da bela em questão
E como prova de sua ação
Dentro desta caixa, de Branca de Neve me trarás o coração.

Fuja, menina, uma ordem recebi
A rainha quer a sua morte mas eu não vou cumprir.

Uma prova falsa então o caçador a entregou
A rainha má acreditou
E o tempo passou...

Ressequida de insegurança, com medo de perder o seu reino
A madrasta perversa virou-se novamente para o espelho
E novamente a velha pergunta ressoou:

- Espelho, espelho meu...
Diga se no reino há mulher mais bela do que eu?
- Sim, Ó Majestade, é tamanha a beleza e também a sua bondade,
Branca de Neve é o seu nome e para ser rainha já tem idade.

A madrasta então se desesperou, refletiu e o espelho completou:
O coração que recebestes era de um animal
Branca de neve com os anões ainda vive num horto-florestal
Sua vida é de paz em meio ao mundo natural.

A rainha má então se disfarçou, uma maçã envenenada preparou
Com feitiçaria encantou e na casa dos anões à Branca de neve ela entregou.

Os anões naquele dia, estavam todos trabalhando
Branca de Neve inocente, experimentou e foi logo desmaiando
Quando chegaram que a viram no chão,
Os anões se assustaram, correram de antemão
O que acontecera? Branca de neve morrera? Teria sido tudo em vão?
Perseguiram a bruxa, querendo matá-la fizeram questão
E foi no precipício que ela teve o seu sumiço.
Do despenhadeiro a madrasta despencou,
Mesmo assim Branca de Neve não despertou...

Mas o mal não, não venceu...
Pois, na primavera um príncipe ali apareceu
Beijou Branca de neve e novamente ela acordou, reviveu.
Alegremente a paz então reinou
E essa história de amor finalmente se eternizou...